Autor do Mês

Autor do mês de abril

Nicholas Sparks começou a escrever aos 19 anos. É um escritor norte-americano que obteve grande sucesso literário com vários romances, muitos deles adaptados para o cinema.


Autor do mês de março

José Rodrigues dos Santos é jornalista, correspondente de guerra, professor universitário e escritor.


Autor do mês de fevereiro

Mia Couto nasceu no dia 5 de julho de 1955.
É um escritor, poeta e jornalista moçambicano.



Autor do mês de janeiro

João Tordo nasceu em Lisboa, a 28 de agosto de 1975.
É autor de cerca de vinte livros, divididos entre o romance, o policial e o ensaio.
Venceu o Prémio Literário José Saramago em 2009, com o romance "As três vidas", e o Prémio Literário Fernando Namora em 2021, com Felicidade.

Autor do mês de dezembro

Daniel Silva, filho de pais açorianos emigrantes no Michigan. Foi jornalista e escreveu vários bestsellers.

Autor do mês de novembro 

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919, no Porto.
Foi a primeira mulher a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões.
Este mês tivemos a colaboração dos alunos Mariana Pereira e Rafael Monteiro do 7°A, que em oficina de escrita "Escrita em Ziguezague" pesquisaram os feitos da referida autora e elaboraram esta biografia.



Autor do mês de outubro

Carlos Drummond de Andrade (31/10/1902-17/08/1987), poeta, cronista, ficcionista, tradutor, foi uma das figuras maiores da literatura brasileira do século XX.



Autor do mês de setembro

Ontem (13 de setembro de 2023) celebrou-se os 100 anos do nascimento de Natália Correia. Como figura maior da literatura do século XX. Natália foi uma mulher de muitos talentos: poetisa, dramaturga, romancista, ensaísta, tradutora, jornalista, guionista e editora.






---------------------------Ano Letivo 2023/2024-------------------------------


Autor do mês de junho

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa em 1888.
Pessoa marcou profundamente o movimento modernista português, no entanto, quase toda a sua vida decorreu no anonimato.













Autor do mês de maio

Este mês escolhemos dois autores, um autor estrangeiro, Dante Alighieri, que foi considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana e uma autora portuguesa, Helena Marques, que publicou o seu primeiro romance, "O Último Cais", aos 57 anos.



Autor do mês de abril

Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês, o autor de contos de fadas mais conhecido mundialmente, nasceu a 2 de abril de 1805, em Odense, e morreu a 4 de agosto de 1875, em Copenhaga, também na Dinamarca.




Autor do mês de março

Gabriel José Garcia Márquez, escritor, jornalista, editor, activista e político que nasceu no dia 6 de março em Aracataca.


Autor do mês de fevereiro

Jules Gabriel Verne, conhecido como Júlio Verne, foi um escritor francês, criador do romance de antecipação científica.
Nasceu a 8 de fevereiro de 1828, na cidade portuária de Nantes.





Autor do mês de janeiro

J. R. R. Tolkien nasceu em Bloemfontein, África do Sul, em 1892.
Foi escritor, professor universitário e filólogo britânico.




Autor do mês de dezembro

José Carlos Ary dos Santos nasceu em Lisboa, a 7 de dezembro de 1937.
Tornou-se conhecido do grande público como um dos mais talentosos poetas da sua geração, contribuindo para a renovação da música ligeira portuguesa através dos seus poemas.






Autor do mês de novembro

Eça de Queiroz

Nasceu a 25 de novembro de 1845 na Póvoa do Varzim e é considerado um dos maiores romancistas de toda a literatura portuguesa, o primeiro e principal escritor realista português.







Autor do mês de outubro

Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922.
A sua infância e adolescência são passadas nesta região, cuja ambiência marcará fortemente a obra da escritora. Estreou-se como romancista em 1948.







---------------------------Ano Letivo 2022/2023-------------------------------



Autor do mês de junho

Maria Teresa Mais Gonzalez nasceu na cidade de Coimbra, em 1958. Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também dê sua autoria histórias infantis, fábulas, poesia, contos, crónicas, ficção para adultos e uma coleção juvenil de peças de teatro.




Autor do mês de maio

Isabel Alçada

Isabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de maio de 1950. Em 1976 optou por seguir carreira como professora de Português e História. Estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em 1982.















Autor do mês de abril

Ana Maria Magalhães tornou-se escritora de livros de literatura infantojuvenil em 1982, ano em que foi inaugurada a coleção "Uma Aventura", que escreve até hoje em parceria com Isabel Alçada.













Autor do mês de março

Especial de março
Semana da Leitura








Autor do mês de fevereiro

Jeff Kinney
Autor de "Diário de um Banana". O seu primeiro livro foi publicado em 2007 e tornou-se num best-seller.









Autor do mês de janeiro

Virgínia Woolf (1882-1941) foi uma escritora inglesa. Uma das principais escritoras modernistas do século XXI. Famosa por apresentar em suas obras as questões políticas, sociais e feministas.








Autor do mês de dezembro

António Alves Redol, romancista e dramaturgo. Criado no Ribatejo, nasceu a 29 de dezembro de 1911, em Vila Franca de Xira e faleceu a 29 de novembro de 1969, em Lisboa.









 Autor do mês de novembro

António Torrado


 







Autor do mês de outubro

Luis Sepúlveda 

foi um romancista, realizador, roteirista, jornalista e activista político chileno.



---------------------------Ano Letivo 2021/2022-------------------------------

O autor do mês- junho

Miguel Andresen de Sousa Tavares 




«««««««««

O autor do mês- maio

Manuel Alegre


O autor do mês- abril

José Rodrigues dos Santos


«««««««««««««««

O autor do mês- março

  Camilo Castelo Branco


«««««««««««««

O autor do mês- fevereiro

António Aleixo

 

««««««««««««««««««««««««««««««««

O autor do mês- janeiro

Vergílio António Ferreira

Para o mês de janeiro, destacámos como autor – Vergílio Ferreira.

Vergílio António Ferreira (1916-1996)  foi um escritor e professor português. Nasceu em Melo, no concelho de Gouveia, em 1916. Durante a sua infância, viveu com dois irmãos, criados por duas tias e pela avó materna. Com 10 anos entrou no Seminário Menor do Fundão, onde esteve durante seis anos, o que o inspirou a escrever o romance “Manhã Submersa.”

 Tem uma biblioteca com o seu nome em Gouveia, bem como uma escola em Lisboa, a Escola Secundária de Vergílio Ferreira. Professor liceal, foi como escritor que mais se distinguiu.

Em 1942, iniciou a carreira de docente, em Faro. Dois anos mais tarde foi pra Bragança e, um ano depois foi para o Liceu de Évora. Esta cidade serviu-lhe de inspiração para uma grande obra sua “Aparição” (1959).

O seu nome continua atualmente associado à literatura através da atribuição do Prémio Vergílio Ferreira. Em 1992, foi galardoado com o Prémio Camões.

A sua vasta obra, geralmente dividida em ficção (romanceconto), ensaio e diário, costuma ser agrupada em dois períodos literários: o Neo-Realismo e o Existencialismo. Considera-se que “Mudança” é a obra que marca a transição entre os dois períodos.




O autor do mês- dezembro

Florbela Espanca

Para o mês de dezembro, destacámos como autor – Florbela Espanca.

Florbela Espanca (1894-1930) foi uma poetisa portuguesa, autora de sonetos e contos importantes na literatura de Portugal. Foi uma das primeiras feministas de Portugal.

Sua poesia é conhecida por um estilo peculiar, com forte teor emocional, onde o sofrimento, a solidão, e o desencanto estão aliados ao desejo de ser feliz.

Florbela Espanca, nome literário de Florbela da Alma da Conceição, nasceu em Vila Viçosa, no Alentejo, Portugal, no dia 8 de dezembro de 1894.

Florbela Espanca recebeu vários prémios tais como os de literatura: Prémio António Vaz Leitão; Prémio de Literatura Portuguesa e Nós Poéticos.


O autor do mês -novembro

José Saramago

Para o mês de novembro, destacámos como autor - José Saramago.

 José Saramago (1922-2010) foi um importante escritor português. Destacou-se como romancista, teatrólogo, poeta e contista. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, o Prémio Camões, entre outros.

José Saramago nasceu em Azinhaga de Ribatejo, no concelho de Golegã, distrito de Santarém, no dia 16 de novembro de 1922. Filho de camponeses, com dois anos de idade, mudou-se com a família para Lisboa.

 

José Saramago foi conhecido por utilizar um estilo oral, coevo dos contos de tradição oral populares em que a vivacidade da comunicação é mais importante do que a correção ortográfica de uma linguagem escrita.



O autor do mês -outubro

Agustina Bessa – Luís

Para o mês de outubro, destacámos como autor do mês- Agustina  Bessa –Luís. Escritora portuguesa, que embora sempre ligada à produção literária, exerceu o cargo de Diretora do jornal O Primeiro de janeiro e depois de Diretora do Teatro Nacional D. Maria II

As suas obras revelam uma profunda reflexão sobre a condição humana. É o caso do romance A Sibila (1954), que obteve um êxito considerável, tendo sido objeto de sucessivas edições e vários prémios, como o Prémio Delfim Guimarães (1953) e o Prémio Eça de Queirós (1954), que a consagra como nome cimeiro da novelística contemporânea.



Sem comentários:

Enviar um comentário